Primeiro eu queria começar falando o quanto eu estou feliz por ter construído esse espaço. Um lugar que eu sempre quis para escrever e ajudar diversas pessoas que querem mudar de posição. Sair do pensamento de que trabalhar demais é sinônimo de cansaço e esgotamento. Já perdi as contas de quantas vezes já ouvi que se dorme e acorda pensando em trabalho, e, sempre que ouvi isso, pensei: será que é realmente necessário pensar 24 horas no trabalho?
Ao longo do tempo, percebi que na realidade, o que falta nas pessoas é saber gerenciar. Saber como administrar o seu negócio. Principalmente na área da saúde, onde os profissionais se formam para cuidar do paciente e não para gerenciar o consultório que ele terá que abrir para atender o paciente.
Por isso, espero ser útil para o seu aprendizado, para conseguir aliviar a ideia de que você é desorganizado e que possui coisas demais para fazer. Afinal de contas, a idéia não é se multiplicar e sim administrar o seu tempo, para que consiga fazer o seu consultório um local rentável, organizado e sustentável financeiramente, sem ter que pensar 24 horas apenas em trabalho.
Para iniciar, vamos abordar sobre liderança. Afinal de contas, você precisa ser líder em primeiro lugar para ter um consultório ou uma clínica, ou até para ser gestor de alguma instituição de saúde ou de equipes.
Vamos falar de 5 passos, para você começar a desenvolver uma liderança saudável e produtiva. Claro que, ser líder requer tempo e experiência, porém alguns passos vão poder te orientar a deixar o caminho trilhado um pouco menos desafiador. São eles:
1 – Comunicação
A comunicação é um dos maiores gargalos de instituições de saúde. Peter Drucker, mais conhecido como o Pai da administração moderna, dizia que “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação…”.
Em uma empresa temos dois tipos de comunicação. A vertical, que deve percorrer os diversos níveis hierárquicos. Ou seja, o que a diretoria passa como estratégia, deve ser disseminado pelos líderes, que são apoios da diretoria para os seus liderados da ponta. Claro que não podemos pensar que os líderes precisam contar tudo que a diretoria “falou”, mas sim o necessário para que as estratégias sejam alcançadas. Ou seja, o líder deve ter a habilidade de filtrar o que deve ou não ser disseminado.
Além disso, temos a comunicação horizontal que, basicamente é a chamada de corporativa, realizada pelo marketing entre os setores e os colaboradores. Por isso, a construção de uma boa política de comunicação interna, com ação efetiva do marketing ajuda a melhorar a disseminação da cultura da empresa e o engajamento dos funcionários. Tendo sempre em mente a disseminação correta e necessária para os colaboradores.
Claro que estamos falando de estruturas empresariais maiores, com setorização, como por exemplo hospitais e grandes clínicas. Em clinicas menores e consultórios a comunicação deve ser realizada pela diretoria com os colaboradores quando não se tem um administrador na clínica, ou quando se tem, da diretoria para o administrador(líder), e ele para/com os liderados da ponta.
A comunicação em uma instituição de saúde é tão importante que é uma das exigências da ANVISA para implantação do Núcleo de Segurança do Paciente nas instituições.
Se comunique com clareza, transmita confiança e credibilidade. Se mostre presente e seguro, transmitindo o sentimento de pertencimento e conhecimento dos objetivos que devem ser alcançados.
2 – Conheça a sua equipe
Conheça as pessoas que pertencem a sua equipe. Saiba quais os valores dessa pessoa, as dificuldades e facilidades. Só assim você vai conseguir posicionar as pessoas certas nas funções adequadas. Trabalhe as habilidades dos seus liderados.
3 – Faça treinamentos
Treinamento é um dos principais pilares da liderança e que vem muito atrelada na capacidade de delegar. Os seus funcionários por mais que eles tenham habilidades específicas, eles precisam ser treinados constantemente para aperfeiçoamento dessas habilidades e desenvolvimento das atividades. Defina treinamentos periódicos das atividades mapeadas da sua clínica, escute os colaboradores nos treinamentos para entender se os processos aplicados e as atividades desempenhadas fazem sentido ou se podem ser melhoradas.
Os treinamentos melhoram os desempenhos, aprimoram os serviços e garantem qualidade. Porém, muitas vezes só ha treinamento quando alguma falha ocorre.
Os treinamentos para ter efetividade precisam ser realizados com periodicidade definida. Como eu defino uma periodicidade de treinamento? De acordo com a criatividade da atividade. Treinamentos assistenciais por exemplo, devem ter periodicidades menores do que os treinamentos administrativos.
Não esqueça que os líderes também precisam ser capacitados. Investir em treinamento e desenvolvimento de liderança também é extremamente importante e deve ser levado em consideração.
4- Aprenda a delegar
Após garantir os treinamentos da sua equipe, por que não dar a eles oportunidades de desenvolvimento de atividades com maior nível de responsabilidade? A grande maioria dos líderes se sentem cansadas e esgotadas de trabalho, pois não sabem delegar as tarefas. Se sobrecarregam por muitas vezes, com receio de delegar o trabalho para o liderado e a atividade ele não ser corretamente executada.
É necessário também pontuar que ao delegar, o líder precisa saber tolerar falhas e treinar para corrigir e aperfeiçoar os liderados. Quando se delega alguma atividade não se deve repassar a responsabilidade da atividade dar certo, e sim que ele precisam ter o compromisso de que se deve fazer o melhor.A responsabilidade é sempre do líder, por isso ele deve conhecer profundamente todas as atividades dos seus liderados.
Na grande maioria das vezes, quando o líder sabe treinar o colaborador para executar alguma atividade e demonstra o valor dela, se tem alto nível de comprometimento e sucesso na realização, pois o liderado se sente importante por executar tal ação e aflora o sentimento de pertencimento no processo
5 – Saiba ouvir e dar feedbacks
Ter uma Política de Feedback, com rotinas de reuniões com seus funcionários é uma das melhores estratégias para alinhamento dos objetivos e desenvolvimento dos liderados. Feedback deve ter rotina estabelecida. Ter feedbacks individuais e reuniões de equipe é a melhor maneira de você se sentir perto da sua operação, trocar experiências, falar o que está bom e o que não está e desenvolver o sentimento pertencimento da cultura da sua clínica.
Feedbacks individuais – Marque uma vez ao mês com os funcionàrios, porém lembre-se de valorizar as boas ações no dia a dia e de pontuar as falhas também no dia a dia com privacidade e sem inibir o colaborador. As reuniões mensais são necessárias para ouvir os colaborador, suas angustias, a visão dele dentro da empresa e das atividades que ele desenvolve.
Reuniões de equipe – Reúna com sua equipe uma vez na semana. De preferência na segunda feira pela manhã, para que seja planejada a semana, metas e necessidades. Além disso, escute e pontue o que durante a semana chamou à atenção e que é bom todos ouvirem. É o momento de troca, para falar sobre os objetivos, experiências, ponto de vista e inovações que podem ser implementadas na clínica.
Sei que muitos vão falar que não possuem tempo para isso, porém comece com essa primeira mudança. Você vai sentir a equipe tão mais próxima e coesa que você ja terá melhoria no seu tempo do dia a dia.
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